Estruturação de centro e áreas de PD&I 2

Estruturação de Centro e áreas de PD&I

A estruturação de unidades de negócios destinados, exclusivamente à pesquisa, desenvolvimento e inovação, possibilitam uma melhor performance da empresa e representa um grande diferencial competitivo. Nesse sentido é muito importante que cada empresa entenda qual a melhor estrutura jurídica para alcançar a sua estratégia.

 

Nossa atuação

 

A alta competitividade imposta pela globalização torna a atividade de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) essencial para as empresas que desejam sobreviver nos dias atuais. Com isso, cada vez mais o êxito empresarial depende da capacidade de inovar tecnologicamente, colocando novos produtos no mercado, com menor custo, melhor qualidade, beneficiando o cliente e, principalmente, com mais rapidez que os concorrentes. Por se tratar de um diferencial competitivo, as organizações com efetivo interesse em inovar passaram a investir em centros próprios de PD&I e também a procurar parcerias com outros atores, como startups, em busca de apoio na área de inovação e tecnologia.

Para contar com um centro próprio de PD&I, torna-se imprescindível que o planejamento global da empresa esteja engajado com: a atividade de pesquisa, a visão de médio e longo prazo, o bom alinhamento no processo decisório no âmbito estratégico e em decisões técnicas, a rápida identificação de oportunidades e de potenciais ameaças tecnológicas e com as fontes de recursos financeiros e incentivos fiscais para redução dos custos com essas atividades.

Recorrer a startups também se tornou vantajoso para as empresas. Isso porque, muitas vezes, é possível encontrar um serviço na medida para a demanda, bem como pode ser um caminho para resolver problemas e repensar parte dos negócios. Vale ressaltar que, ao se aproximar dessa nova geração de empreendedores, as organizações passam a aproveitar as ideias que eles têm a oferecer com eficiência, rapidez e baixo custo.

Diante desse contexto a ABGI, em parceria com a Inventta,  desenvolveu um framework de trabalho orientado para a construção do Business Case para estruturação de Centro de PD&I ou até mesmo de área específica para execução dessas atividades.

 

Estruturação de centro e áreas de PD&I 1

 

A metodologia do trabalho foi desenvolvida para apoiar a empresa na definição do escopo de atuação e estratégia da estrutura, busca por parceiros potenciais, definição das linhas de pesquisa, estrutura organizacional e processos, bem como da infraestrutura necessária. Ainda faz parte da análise, a identificação da estrutura legal/fiscal mais adequada tendo em vista a estratégia da empresa, incentivos fiscais e mecanismos de fomento disponíveis.

Importante notar que o framework de trabalho é totalmente flexível para atender as necessidades de cada empresa.

Pontos de atenção ao estruturar um Centro ou área de PD&I

Para estruturar um Centro ou área de PD&I no ambiente organizacional é necessário analisar sua viabilidade técnica e econômica. É preciso considerar, dentre outros pontos:

  • Desenvolvimento de um plano de negócios
  • Definição do modelo jurídico e fiscal ideal para estruturação do Centro de PD&I, conforme estratégia da empresa, possibilidade de captação de recursos e relacionamento com possíveis parceiros
  • Adaptação e estruturação das atividades de PD&I para atendimento dos requisitos de um Centro de PD&I, de acordo com as normas locais e internacionais
  • Seleção, contratação e capacitação das equipes (pesquisadores e profissionais de apoio técnico)
  • Definição da infraestrutura de laboratório necessária e da rede de parceiros para apoio técnico
  • Estruturação da gestão dos projetos de P&D e inovação
  • Definição da política de propriedade intelectual
  • Planejamento para divulgação do centro para potenciais patrocinadores
  • Engajamento da equipe nas tendências tecnológicas do setor de atuação e em temas de apoio à inovação, como captação de recursos e incentivos fiscais
  • Avaliação do desempenho da equipe na condução dos primeiros estudos

Ganhos esperados para a estrutura de PD&I

Muitos são os resultados que as organizações devem visar ao investir em PD&I. Em termos de relevância, é possível elencar:

  • Desenvolvimento de novos produtos
  • Aprimoramento de produtos (bens/serviços)
  • Desenvolvimento de novos processos de produção ou aperfeiçoamento dos já existente
  • Identificação de novas oportunidades de negócios além do core business da empresa
  • Capacitação de recursos humanos
  • Apoio técnico a outras áreas (como produção e marketing)

O êxito das organizações está diretamente relacionado ao engajamento das pessoas, em nível estratégico, no desenvolvimento das atividades relacionadas à PD&I. Vale ressaltar que o investimento das companhias nessa área também beneficia diretamente o crescimento da economia do país. Indiretamente, promove benefícios ainda maiores na economia local, com o fortalecimento do Sistema Nacional de Inovação, estímulo à cultura de inovação e retenção de profissionais qualificados.

 

Nossos resultados

Nossa experiência nos permite identificar que os diferentes modelos de constituição de Centro de PD&I levam em consideração diversos fatores, tais como: estratégia das empresas, parceiros envolvidos, mecanismos de fomento, incentivos fiscais, entre outros.

  • Auxiliamos na estruturação de mais de 10 centros de PD&I no Brasil
  • Temos grandes parceiros tecnológicos para apoiar nossos clientes de forma completa
  • Temos relacionamento com Universidades, Institutos de Pesquisa, Fundos de Investimento e startups
Ir para o topo

Contato

Tem alguma dúvida? Estamos aqui para ajudar!

Entre em contato