Estamos preparando um novo site, enquanto isso, leia mais sobre a nova marca.
Gestão de projetos de inovação 12

Indicadores de inovação

Indicadores de inovação são uma importante base para a gestão da inovação e essencial dentro de qualquer organização que tenha em seus objetivos estratégicos o desenvolvimento constante de novos produtos e processos e efetivam a cultura da inovação.

 

É necessário que as empresas inovadoras tenham uma definição clara do que é inovação internamente, de forma a não se restringir, em uma visão simplista, às atividades da área de P&D.

A definição de inovação pela empresa facilitará a promoção de uma cultura criativa e inovadora, permitindo uma melhor aplicação dos projetos às oportunidades existentes, como:

  • fomento,
  • incentivos fiscais,
  • prêmios,
  • certificações,
  • patentes, entre outros.

Confira também o nosso artigo ‘Indicadores de Inovação: A importância de mensurar a inovação na organização’ e O que torna uma empresa inovadora?

 

Nossa atuação

Nossa metodologia permite estabelecer um conceito de inovação observando as práticas da empresa, realizando mapeamento, comparação e convergência de indicadores, comparação com o cenário atual, classificação de projetos e criação de um painel de controle adequado à Gestão da Inovação.

Nossos clientes são positivamente impactados com o alinhamento de conceitos, visualizando novos caminhos, principalmente para trabalhos de recursos financeiros e premiações.

Abaixo no framework de trabalho para a criação dos Indicadores de inovação da organização:

 

Indicadores-framework

Mapeamento de conceitos e indicadores de inovação: análise dos conceitos de inovação existentes e os indicadores de inovação, considerando as constantes alterações.

Conceituação de inovação e classificação do portfólio de projetos: com base nos conceitos de inovação existentes e a realidade de cada organização, define-se o que é inovação e quais os indicadores devem ser utilizados para mensurar.

Plano de ação: após a definição dos indicadores para mensurar a inovação, é importante definir metas e objetivos a serem alcançados, as ações, prazos e responsáveis.

 

Benefícios dos indicadores de inovação:

  • Compreendem onde está a inovação na empresa e reavaliam o portfólio de projetos
  • Verificam a própria capacidade de inovação, esclarecendo no que a empresa precisa se concentrar para maximizar o sucesso
  • Identificam os pontos fortes para consolidar e aumentar a inovação na empresa
  • Compreendem melhor as suas práticas e os resultados obtidos
  • Difundem os conceitos de inovação e promovem a cultura de inovação na organização
  • Elaboram programas de desenvolvimento dos pontos fracos, a fim de melhorar as capacidades do processo de inovação

 

wifi

 

Veja também:

Ir para o topo

Contato

Tem alguma dúvida? Estamos aqui para ajudar!

Entre em contato