Estamos preparando um novo site, enquanto isso, leia mais sobre a nova marca.
Setor Automotivo

Rota 2030

Com o objetivo de estimular os investimentos e o fortalecimento da indústria automotiva com o ganho de competitividade por parte das empresas do setor, foi instituído o novo regime automotivo – Programa Rota 2030.

Rota 2030 e o setor automotivo

 

O Programa Rota 2030, veio para substituir o antigo Inovar-Auto (Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores). Em vigor desde 2018, o Programa Rota 2030 é regulado pela Lei nº 13.755/2018 que estabelece a nova política para o setor automotivo, e que está estruturado em três pilares:

  • Estabeleceu requisitos obrigatórios para a comercialização de veículos no Brasil;
  • Institui o Programa Rota 2030 – Mobilidade e Logística;
  • Dispôs sobre o regime tributário de autopeças não produzidas.

O Programa tem o objetivo de apoiar o desenvolvimento tecnológico, a competitividade, a inovação, a segurança veicular, a proteção ao meio ambiente, a eficiência energética e a qualidade de automóveis, caminhões, ônibus, chassis com motor e autopeças. A ABGI elaborou um e-book completo para você entender todos os pontos do Programa.

 

Nossa atuação

Apoiamos com sucesso nossos clientes no antigo Programa Inovar-Auto e agora continuamos apoiando no Programa Rota 2030. Abaixo nosso framework de trabalho para operacionalização segura deste incentivo:

framework-rota-2030

Auxiliamos montadoras e autopeças na modelagem da metodologia de análise e atendimento dos critérios, na rotina de apuração mensal do crédito, bem como na prestação de contas ao governo e capacitação on the job dos conceitos.

Também auxiliamos as empresas habilitadas na verificação dos compromissos e requisitos estabelecidos, por meio da auditoria prevista na legislação.

E para auxiliar nas auditorias, contamos com o apoio da Baker Tilly, auditoria independente credenciada junto ao Ministério.

Nossa equipe possui vasta experiência no setor automotivo e está constantemente estudando os mecanismos de apoio à inovação, com um profundo conhecimento dos conceitos e das legislações, além do auxílio na gestão de riscos, oferecemos aos nossos clientes todas as informações necessárias para tomarem as melhores decisões.

 

Nossos resultados no Programa Inovar-Auto

A partir de critérios sólidos e com simulação de cenários, conduzimos nossos clientes a trilharem caminhos seguros e a continuarem a investir em projetos de inovação e de engenharia durante a vigência do Inovar Auto.

  • 23% das montadoras habilitadas no Inovar-Auto optaram por ter a ABGI como parceira;
  • Analisamos cerca de 2 mil projetos de PD&I e engenharia;
  • A  ABGI foi coordenadora do grupo especial da AEA, que junto a outros atores do setor,  escreveu um manual de boas práticas para o Inovar-Auto.

 

Envolvimento com o Rota 2030

  • Participamos do grupo de trabalho da AEA sobre o programa Rota 2030;
  • Nossa especialista no setor automotivo Carina Leão foi palestrante no evento SIMEA 2018;
  • Junto à AEA, no ano de 2020, ministramos duas edições do Curso Online – Rota 2030 e um curso online para o Cluster Automotivo Sul Fluminense;
  • Em julho de 2020, realizamos o webinar ‘ABGI convida Ministério da Economia’, junto à Secretaria de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação para entender as perspectivas do Rota 2030.

 

wifi-cursos

 

Veja também:

Ir para o topo

Contato

Tem alguma dúvida? Estamos aqui para ajudar!

Entre em contato