Estamos preparando um novo site, enquanto isso, leia mais sobre a nova marca.

4 oportunidades e desafios que a tecnologia traz para as grandes empresas

Cada vez mais as novidades tecnológicas surgem no intuito de agilizar tarefas cotidianas e no próprio desenvolvimento de produtos e serviços

Compartilhe:


 

Em um mundo que parece estar encolhendo com o desaparecimento das distâncias físicas, as novas tecnologias desempenham um papel fundamental e se tornaram cruciais. Vivemos em um planeta conectado, que oferece infinitas opções de comunicação, e isso mudou profundamente o cenário dos negócios, gerando novas oportunidades bem como novos desafios.

Inseridas nessa realidade, as grandes empresas precisam apostar na inovação e, principalmente, em análises prospectivas de negócio, já que existe uma grande instabilidade apresentada pelo ambiente externo. Um produto ou processo pode ficar obsoleto ou ineficaz rapidamente, por exemplo, caso a concorrência se mobilize com mais velocidade.

Nesse contexto, é interessante discutirmos um pouco mais sobre as oportunidades e os desafios que a tecnologia vem trazendo para as grandes empresas. Acompanhe-nos:

Integração entre tecnologia e negócio

É certo que grande parte das empresas, independentemente do seu ramo, estão envolvidas em atividades de inovação — não apenas em termos de desenvolvimento de produtos e/ou processos (inovações tecnológicas), mas também em relação a estratégias de marketing, recursos humanos, atendimento ao cliente, entre outras. Isso porque a implementação tecnológica é notável tanto em processos internos como no próprio desenvolvimento de produtos e serviços.

No cenário atual de constante inovação, qualquer campo é inevitavelmente permeado e influenciado por esses avanços tecnológicos, e novas ferramentas são constantemente desenvolvidas. Como exemplo, temos os Data Centers — que possibilitam o aprimoramento do ERP e CRM de uma empresa —, as ferramentas de Business Intelligence, ou, ainda, a utilização de Big Data como fonte de coleta e análise de dados.

Obviamente, esses recursos trazem para os grandes players do mercado a possibilidade de melhorar a qualidade e eficiência de seus processos, porém, ao mesmo tempo, é preciso se movimentar a fim de aprender a lidar com eles. Trata-se de uma inovação que tira a empresa e seus colaboradores da zona de conforto, e que pode contribuir para a ampliação do seu portfólio de produtos e serviços.

Aumento de produtividade

Cada vez mais as novidades tecnológicas surgem no intuito de agilizar tarefas cotidianas, aumentando a produtividade nas grandes empresas. É o que possibilitam, por exemplo, os softwares de gestão de projetos, as agendas eletrônicas e as redes de mensagens instantâneas entre os colaboradores. Além disso, na indústria, o que percebemos é uma prevalência da automação sobre o trabalho humano, com vistas a aumentar ainda mais a produtividade, o que também contribui para o surgimento de novas qualificações profissionais.

O desafio, aqui, é alinhar a implementação dessas tecnologias às rotinas, processos e políticas da empresa. Não basta contar com uma impressora industrial para acelerar processos na indústria têxtil, por exemplo, se não existem profissionais qualificados para manejá-la ou para realizar a sua manutenção; ou, ainda, adotar qualquer nova ferramenta sem que haja um planejamento que delimite com clareza os objetivos e metas de produtividade a serem atingidos com ela.

Inovação e capacitação

Existe uma relação direta e proporcional entre a inovação e a capacitação. Quanto maior for a necessidade de tecnologia em uma empresa, maior será a demanda por profissionais qualificados e, em alguns casos, colaboradores multitarefa (principalmente quando consideramos que, atualmente, um mesmo dispositivo pode executar diferentes atividades).

Muitas empresas encontram dificuldades para encontrar esses profissionais qualificados no mercado e, por conta disso, precisam apostar em desenvolvimento e treinamento internamente. Além disso, se a inovação faz com que pessoas mais qualificadas consigam empregos, por outro lado, também significa a dispensa de profissionais desatualizados.

Captação de recursos

A hora de investir em inovação nas empresas é agora, principalmente quando nos referimos ao desenvolvimento e à pesquisa de novos produtos para a indústria. Isso porque, atualmente, não só no Brasil como em vários outros países, estão sendo criadas legislações de incentivo à tecnologia. Essa é uma grande oportunidade para as empresas.

Como exemplo, podemos citar o Inovar Auto, programa de incentivo à inovação tecnológica no setor automobilístico, ou a Lei do Bem, que garante diversos incentivos fiscais para as atividades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico.

É claro que o acompanhamento diário de todas as mudanças na legislação para aproveitar essas oportunidades é um grande desafio para os empreendedores que apostam na inovação. Muitas vezes, é necessário contar com um amplo suporte técnico, contábil e fiscal, envolvendo desde assessorias jurídicas e contábeis até a contratação de consultorias especializadas na gestão estratégica de recursos para inovação. O resultado, no entanto, é extremamente benéfico, já que esses programas de captação de recursos e incentivos fiscais costumam impactar diretamente a lucratividade das empresas.

Que desafios e oportunidades a tecnologia tem trazido para a sua empresa? Compartilhe conosco nos comentários e participe da conversa!

 

4 oportunidades e desafios que a tecnologia traz para as grandes empresas 1


Comentários

Ir para o topo

Contato

Tem alguma dúvida? Estamos aqui para ajudar!

Entre em contato