Estamos preparando um novo site, enquanto isso, leia mais sobre a nova marca.

Os incentivos fiscais à inovação são eficientes?

Artigo aponta dificuldades e problemas da política governamental de apoio à inovação

Compartilhe:


Na edição de fevereiro do Radar, a seção Artigos e Estudos apresentou o trabalho Um olhar da Inventta – A eficiência dos mecanismos de fomento à Inovação no Brasil, feito a partir da análise dos dados da Pesquisa de Inovação Tecnológica (Pintec) do IBGE, que traz informações sobre P,D&I.

A eficiência dos incentivos fiscais à inovação

Um dos questionamentos levantados no estudo era se os mecanismos de fomento criados pelo governo são realmente capazes de alavancar os investimentos em inovação tecnológica. O tema, agora, foi desdobrado em um novo artigo, produzido pela coordenadora da Inventta/ABGI Maria Carolina Rocha.

“A eficiência dos incentivos fiscais à inovação tecnológica”, faz uma interpretação mais acurada dos dados da pesquisa e conduz a uma conclusão: as ferramentas governamentais ainda são ineficientes em seus propósitos.

“Esse trabalho consistiu em um incremento das informações apresentadas no artigo anterior, traçando um panorama atual da política de incentivo à inovação no país”, explica Maria Carolina.

Baixe o artigo em PDF.


Comentários

3 comentários em “Os incentivos fiscais à inovação são eficientes?”

  1. Excelente artigo. Precisamos unir forças para sensibilizar o Governo Brasileiro das necessidades de mudança.

    O Brasil pode conquistar uma maior fatia do mercado de TICs com maiores e melhores estímulos à inovação (processos, produtos, serviços, mercado).

  2. José Antonio Raiz da Silva disse:

    27 de março de 2012
    Quero parabenizá-los por esta atéria, muito bem eleborada e dizer que se nossos governantes, tomassem mais ciência destes problemas que que veem assolando nosso país, poderemos ser o nº do mundo, pois aqui temos de tudo e para todos, basta saber que inovação sem que ponham em prática, não é inovação ou seja falar memos e agir mais.
    Gostaria de receber mais artigos sobre incentivos fiscais, se for possível.
    Grato.
    José Antonio Raiz da Silva

    1. ABGI Brasil disse:

      José Antônio, veja outras postagens sobre incentivos fiscais aqui.

Comentários estão fechados.

Ir para o topo

Contato

Tem alguma dúvida? Estamos aqui para ajudar!

Entre em contato