Onde e quando buscar ajuda para sua empresa crescer

E-book da INSEED detalha quais as opções de financiamento para cada fase de um negócio

Compartilhe:


ebook-inseed-empreendedorismo

Todo empreendedor quer crescer, expandir seu negócio, agregar mais valor ao seu produto. Para tanto, porém, é imprescindível investimentos, e é exatamente aí que muitos encontram problemas. Como e quando buscar uma subvenção econômica, recorrer a fundos de investimentos ou abrir seu capital na Bolsa?

Para ajudar os empreendedores a responder esses questionamentos, a INSEED Investimentos, a gestora de fundos do Grupo Instituto Inovação, elaborou o e-book de orientação passo-a-passo “Que tipo de recurso minha empresa precisa agora?”. A proposta foi apresentar elementos que auxiliem os empreendedores a identificarem em qual fase do negócio se encontram e, a partir daí, elencar as principais fontes de recursos disponíveis em cada uma dessas fases.

“Muitas vezes o empreendedor sabe o estágio exato em que sua empresa está em termos de mercado, mas tem dificuldade de nomear esse momento. E se ele recorre a um tipo de investimento anterior ou posterior à fase em que se encontra, é grande a possibilidade da expectativa ser frustrada pela não aprovação do pedido”, esclarece Alexandre Alves, diretor da INSEED.

Fase x Recursos

O e-book traz detalhadamente o ciclo completo de funding, através de um gráfico que cruza o tempo e o patrimônio do negócio, para que o empreendedor possa compreender a fase de maturidade em que se encontra e quais são os tipos de recursos disponíveis. Essas fases são divididas em criação da tecnologia, validação de mercado, desenvolvimento e maturidade. Em cada uma são apresentados os conceitos que definem a etapa e as fontes de financiamento mais indicadas.

Bastante intuitivo e de fácil leitura e compreensão, o material ainda traz, ao final, um fluxograma com perguntas simples, que guia o empreendedor pelas necessidades de seu negócio e leva-o à indicação de onde buscar apoio financeiro. “Sentíamos falta de um material que reunisse todas essas informações em uma única fonte”, explica Alexandre, ao falar da motivação da INSEED para a produção do e-book. “As informações sobre as fontes de recursos estão disponíveis e dispersas em sites, blogs e na mídia em geral. O que era mais difícil de encontrar – e a INSEED fez – é um único material, organizado de forma a facilitar a compreensão do empreendedor, independentemente da fase em que se encontre seu negócio”, complementa.

Interessados podem baixar o livro grátis no site da INSEED Investimentos. Basta clicar aqui.

Ir para o topo

Contato

Tem alguma dúvida? Estamos aqui para ajudar!

Entre em contato