Estamos preparando um novo site, enquanto isso, leia mais sobre a nova marca.

Mapa de fomento: Os mecanismos de apoio à inovação no Brasil

Conheça todas as modalidades de recursos financeiros

Compartilhe:


Há três anos atrás, a ABGI mapeou as principais oportunidades de recursos financeiros à inovação e criou um infográfico que se tornou referência no mercado – Mapa de Fomento.

Acreditamos que conhecer as oportunidades existentes é o primeiro passo para utilizá-las de forma contínua, eficiente, e com vários mecanismos ao mesmo tempo de forma combinada.

Há diversas modalidades de apoio para universidades, instituições de pesquisa, e para empresas, de todos os portes e setores, que desejam realizar projetos de inovação, sejam de novos produtos, serviços ou processos.

Você também pode ler sobre cada mecanismo em: Mapa de Fomento é atualizado para a versão 2.0

Mapa de Fomento

E todas as modalidades podem ser segmentadas em três principais formas de apoio: Apoio Financeiro Direto, Apoio Financeiro Indireto e Outras Formas de Apoio.

  • Apoio Financeiro Direto: instrumentos que viabilizam o aporte de recursos financeiros diretos em projetos, programas ou empresas inovadoras, tais como subvenções econômicas, financiamentos, recursos não reembolsáveis ICT-Empresa, venture capital, entre outros.
  • Apoio Financeiro Indireto: instrumentos que apoiam a inovação nas empresas por meio de incentivos fiscais ou cláusulas de investimento obrigatórios em PD&I.
  • Outras Formas de Apoio: instrumentos que apoiam as inovações nas empresas não necessariamente por um estímulo financeiro, mas por meio de apoio a serviços tecnológicos, formação de redes de cooperação, compartilhamento de infraestrutura de PD&I, aceleração de negócios inovadores, entre outros.

Para detalhar cada mecanismo que compõe o Mapa de Fomento, como acessar estes mecanismos, e boas práticas, assista esta aula completa com nossas especialistas e Fernanda Vieira e Ludmila Aquino.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ir para o topo

Contato

Tem alguma dúvida? Estamos aqui para ajudar!

Entre em contato