Estamos preparando um novo site, enquanto isso, leia mais sobre a nova marca.

O que torna uma empresa inovadora?

Destacamos alguns elementos-chaves que conduzem uma empresa à inovação e maior competitividade no mercado

Compartilhe:


Quando você pensa em uma empresa inovadora, quais características leva em consideração?

  • A quantidade de novos produtos ou serviços lançados?
  • Se a empresa investe constantemente em novas tecnologias e capacitação dos seus colaboradores?
  • A interação da empresa com start ups e/ou universidades?
  • A forma como são decorados os escritórios?

Para o consumidor final, o que caracteriza uma empresa como inovadora está muito mais relacionado à demonstrações de inovação ao mercado, os lançamentos, as melhorias nos produtos.

Mas para as empresas serem consideradas como inovadoras, de acordo com parâmetros de pesquisas e prêmios, considera-se muito além, considera a geração de novos conhecimentos.

As empresas precisam, assim, saber quais parâmetros devem ser observados para mensurar a inovação.

Mensurar a inovação é uma importante ação para a gestão da inovação e essencial dentro de qualquer organização que tenha em seus objetivos estratégicos o desenvolvimento de novos produtos e processos e efetivam a cultura da inovação.

No infográfico que desenvolvemos é possível observar que a inovação acontece em toda a empresa, não ficando restrita à área de P&D. Por essa razão, é importante definir quais indicadores serão considerados para sua organização, a melhor forma de controlar os dados e, principalmente, quais as metas a empresa espera atingir desses indicadores.

 

(clique par ampliar)

O que torna uma empresa inovadora? 1

 

Destacamos alguns elementos-chaves que conduzem uma empresa à inovação e maior competitividade no mercado:

  • Relacionamento com outros stakeholders (universidade e startups): a inovação está diretamente relacionamento a capacidade da empresa de ser parceira de outras instituições para disseminar conhecimentos e ideias de forma a aproveitar o melhor de cada parte.
  • Número de pesquisadores: quantidade de profissionais dedicados, exclusivamente, às atividades de PD&I. É imprescindível para que a inovação ocorra de forma contínua a dedicação de profissionais.
  • Publicações técnicas: incentivar a publicação técnica de pesquisas e desenvolvimentos experimentais realizados internamente, demonstra a aplicação de conhecimentos científicos para o desenvolvimento de novos produtos ou processos.
  • Desenvolvimento de protótipo/teste piloto: a prática de desenvolvimento de protótipo e testes pilotos minimiza os impactos que podem ocorrer com os erros gerados pela inovação. A quantidade realizada pela empresa indica o volume de suas atividades inovativas.
  • Solicitação de patentes: ainda hoje, o número de solicitações de patentes está diretamente relacionado à capacidade de inovar da empresa. Isso porque, só são objetos de patentes novos produtos, sem similar no mercado.
  • Processo formal de geração de ideias para toda a empresa: a existência de um processo formal onde todos os funcionários podem submeter novas ideias é um indicador da existência de uma cultura voltada à inovação.
  • Número de ideias: quantidade de ideais que são submetidas e avaliadas por ano na empresa.
  • Quantidade de treinamentos: ao analisar a quantidade de treinamentos que os profissionais da empresa realizam no ano, demonstra-se o incentivo à obtenção de novos conhecimentos.
  • Utilização de novas tecnologias: absorver as novas tecnologias geradas pelo mercado nos processos realizados dentro da empresa.
  • Tempo de uma nova ideia gerar produto/processo: quanto menor o tempo entre a ideia e lançamento no mercado do produto/processo/serviço fica mais demonstrada a vocação inovativa da empresa.
  • Produtos/processos/serviços lançados no mercado: o indicador mais visível ao consumidor, qual a quantidade de novos produtos/processos/serviços que chegaram ao mercado no ano. É importante destacar que esse indicador pode causar uma ilusão, por se tratar na verdade da implantação de um produto/processo/serviço já desenvolvido na matriz.
  • Receita de novos produtos/processos/serviços: informa os resultados financeiros obtidos pela empresa das atividades de inovação
  • Reconhecimento e prêmios como empresa inovadora: a quantidade de prêmios e reconhecimentos demonstram que a inovação desenvolvida na empresa é reconhecida por toda a comunidade.

Leia também o artigo Indicadores de Inovação: a importância de mensurar a inovação na organização, no qual apresentamos exemplos de indicadores e a importância de tê-los para uma gestão efetiva da inovação.

O que torna uma empresa inovadora? 3


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ir para o topo

Contato

Tem alguma dúvida? Estamos aqui para ajudar!

Entre em contato