Estamos preparando um novo site, enquanto isso, leia mais sobre a nova marca.

Anpei e MCTIC alinham ação conjunta para lançamento de um Guia de Diretrizes Lei do Bem

Guia de Diretrizes divulgará orientações às empresas beneficiárias da Lei do Bem

Compartilhe:


A Anpei e o atual Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), formalizaram uma ação conjunta para a elaboração de um Guia de Diretrizes para a implementação da Lei do Bem. O objetivo da ação é prover orientações às empresas beneficiárias da Lei do Bem e aos Comitês de Auxílio Técnico (CAT) sobre as regras e formas de avaliação técnica, a fim de uniformizar conceitos e, consequentemente, conferir maior segurança jurídica aos envolvidos.

A iniciativa também tem o propósito de aumentar a confiança e a previsibilidade no processo de utilização da Lei do Bem, assim como implementar dinâmicas e ciclos de treinamentos para que as empresas conheçam, em janeiro de cada ano, possíveis novos parâmetros requeridos pelo MCTIC no momento das avaliações dos projetos de Pesquisa e Desenvolvimento.

Além disso, a Anpei e o MCTIC trabalham na proposta de realização de uma pesquisa anual sobre a utilização da Lei do Bem pelas empresas, para colher sugestões de aprimoramentos na Lei 11.196/2005 e nas normas que regulamentam o incentivo. Outras instituições parceiras poderão ingressar no trabalho, a critério do próprio MCTIC.

O Guia de Diretrizes da Lei do Bem deverá conter uma parte geral e outra setorial, contemplando os principais conceitos utilizados, exemplos, boas práticas adotadas pelas empresas e orientações para preenchimento do FORMP&D (formulário para submissão e avaliação de projetos incentiváveis).

A Anpei está representada na ação conjunta por Bruno Bragazza, da Bosch, Maria Carolina Rocha, da Inventta+bgi/ABGI, Enelvo Martinelli, do Senai, Geraldo Barbosa, da Vale, Isabela Saturnino, da Totvs, Livia Guse, da Petrobrás, e Marcos Marques, da Rocha Marques. Lima Neri, Coordenador-Geral de Inovação Tecnológica da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (SETEC), foi nomeado como representante do MCTIC nas reuniões de elaboração do Guia de Diretrizes da Lei do Bem.

A primeira reunião entre as equipes após a formalização da ação conjunta aconteceu no último dia 6 de junho, na qual estavam presentes, por parte da SETEC/MCTIC, Lima Neri, Fernanda Magalhães e Éder Sanches; e da Anpei, Raimar van den ByLaardt, diretor da Associação, e os demais profissionais do grupo.

“Diante de todos os desafios e regras em torno da utilização dos incentivos à inovação tecnológica previstos na Lei do Bem, esse é um trabalho de grande responsabilidade e que pretende trazer mais segurança jurídica às empresas beneficiárias e aos Comitês de Apoio Técnico do governo”, aponta Isabela Saturnino, relações institucionais da Totvs e líder do GT Lei do Bem da Anpei.

 

Fonte: www.inovacao.ufscar.br


Comentários

Ir para o topo

Contato

Tem alguma dúvida? Estamos aqui para ajudar!

Entre em contato