Estamos preparando um novo site, enquanto isso, leia mais sobre a nova marca.

MDIC e ABDI lançam edital que irá selecionar projetos para criação de fábricas do futuro

Edital para a seleção de fábricas inovadoras

Compartilhe:


Para inovar e desenvolver novas tecnologias dentro das empresas brasileiras, o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) lançaram Edital de Chamamento público nº 1/2018.

Objetivo:

O objetivo é orientar a seleção de até dez projetos elaborados por empresas ou instituições brasileiras para a realização das chamadas fábricas inovadoras (testbeds, em inglês), que são ambientes reais para testes de soluções inovadoras, para que possam ser, posteriormente, aplicadas no processo produtivo.

O texto publicado no Diário Oficial da União (DOU), está alinhado com os temas da estratégia governamental brasileira para a Indústria 4.0, lançado no dia 14/03,  pelo ministro Marcos Jorge durante o Fórum Econômico Mundial, realizado em São Paulo. A estratégia também terá a parceria com agências federais e estaduais de fomento, que contribuirão para financiar o desenvolvimento das fábricas do futuro.

O edital estabelece as seguintes áreas de interesse para o envio de proposta:

  • desenvolvimento e conhecimento tecnológico;
  • mecanismos de inserção e adoção de tecnologias;
  • habilidades sistêmicas e formação educacional 4.0;
  • teste e validação de modelos de fomento e financiamento para a adoção e geração de tecnologias para a indústria 4.0.

Público-alvo:

Poderão participar instituições de ensino superior, públicas ou privadas sem fins lucrativos; instituições científicas, tecnológicas e de inovação (ICTs) e centros de pesquisa e desenvolvimento, públicos ou privados; além de empresas públicas e privadas que executem atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Os interessados devem encaminhar sugestão sob a forma de proposta de desenvolvimento tecnológico e inovação ao MDIC até o dia 14 de junho de 2018 para o endereço eletrônico: industria4.0@mdic.gov.br, ou encaminhar a proposta para o endereço:  Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Esplanada dos Ministérios, Bloco J, Sala 601, Brasília – DF, CEP – 70053-900, com assunto: Edital de Qualificação para Projetos de Test Beds e Fábricas do Futuro. Após o envio, o recibo dos correios servirá como comprovante de envio.

Edital completo clique aqui.

Fonte: MDCI


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ir para o topo

Contato

Tem alguma dúvida? Estamos aqui para ajudar!

Entre em contato