Estamos preparando um novo site, enquanto isso, leia mais sobre a nova marca.

Banco possibilita mais recursos para empresas inovadoras

Banco do Nordeste busca aproximar-se dos empreendedores e empresas para entender melhor como ajudá-los a superar seus desafios

Compartilhe:


O Banco do Nordeste (BNB) atua no território brasileiro atingido periodicamente por prolongados períodos de estiagem. Durante os seus 65 anos, o Banco teve sua atuação ampliada: está presente em cerca de 2 mil municípios, abrangendo toda a área dos nove estados da Região Nordeste (Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia), além do norte de Minas Gerais (incluindo os Vales do Mucuri e do Jequitinhonha) e o norte do Espírito Santo. Atualmente, mantém a liderança na aplicação de recursos de longo prazo e de crédito rural em sua área de atuação.

São clientes do Banco, agentes econômicos, institucionais e pessoas físicas. Os agentes econômicos compreendem as empresas (micro, pequena, média e grande empresa), as associações e cooperativas. Os agentes institucionais englobam as entidades governamentais (federal, estadual e municipal) e não-governamentais. As pessoas físicas compreendem os produtores rurais (agricultor familiar, mini, pequeno, médio e grande produtor) e os empreendedores informais. O BNB trabalha com financiamento para investimento e manutenção da empresa.

Para falar mais um pouco a respeito das áreas de atuação e linhas fomento, recebemos em nosso escritório o Sr. João Nilton Castro Martins, Superintendente Estadual Norte Minas Gerais e Espírito Santo, acompanhado pelo Sr. Alan Luz, Gerente do Escritório de Promoção e Atração de Investimentos e Relacionamento Institucional do Rio de Janeiro e Sr. José MENDES Batista Gerente da Agência de Montes Claros/MG.

 

Como o Banco do Nordeste vê a estratégia de apoio a Inovação?

O banco possui um programa totalmente voltado para a inovação, o FNE Inovação. A inovação sempre fez parte da história de financiamento do Banco, pois acreditamos que através da inovação conseguimos trazer benefícios e desenvolvimento para a sociedade inclusa no meio em que o banco atua.

O BNB também exerce o trabalho de atração de investimentos, apoia a realização de estudos e pesquisas com recursos não-reembolsáveis e estrutura o desenvolvimento por meio de projetos de grande impacto. Mais que um agente de intermediação financeira, a empresa se propõe a prestar atendimento integrado a quem decide investir em sua área de atuação, disponibilizando base de conhecimentos sobre o Nordeste e apontando melhores oportunidades de investimento na Região.

Com essa visão, criou-se também, em 2016, o Hub Inovação Nordeste (Hubine), instrumento através do qual tem oferecido apoio para empreendedores que desenvolvam ideias inventivas para superar os desafios da Região.

 

Quais instrumentos de apoio de fomento o banco possui e qual o público alvo?

O banco trabalha com diversas linhas de financiamento, com destaque para o crédito produtivo de longo prazo, FNE, e o de empréstimo para capital de giro para as empresas.

O banco oferece crédito desde a microfinança produtiva, passando pela MPE, até grandes projetos estruturantes de 1 bilhão de reais para grandes empresas.

 

Qual orçamento do banco para 2018?

O banco não estabelece previamente limite para financiamento aos projetos de investimentos, mas, sim, avalia o mérito e a viabilidade economico-financeira de cada projeto, naturalmente, considerando limites para grupo econômico.  Em 2018, conta com o valor global de cerca de 30 bilhões, no âmbito do FNE, dos quais 50% destinados para projetos de investimentos contemplando infraestrutura. Este valor precisa ser aplicado até o final deste ano, por isso o banco tem feito várias ações de divulgação para divulgar suas linhas, rodadas de negócios e eventos.

 

Em relação ao FNE Inovação quais as vantagens para as empresas utilizarem esse instrumento, em relação a outras fontes de créditos para inovação existentes no país? (Taxas, juros, carências, bônus)

O FNE financia investimentos de longo prazo e, complementarmente, capital de giro associado ou custeio. Além dos setores agropecuário, industrial e agroindustrial, também são contemplados com financiamentos os setores de turismo, comércio, serviços, cultural e infraestrutura.  Financiar implantação, expansão, modernização, reforma e relocalização que viabilizem inovações em produtos, serviços, processos, métodos organizacionais e métodos de marketing nos empreendimentos. Empresas brasileiras e produtores rurais, cooperativas, associações de produtores ou empresas.

Em questões de taxa, temos hoje a mais baixa do país, e não trabalhamos com o TJLP.

PRAZO: Até 15 anos de prazo, com 5 anos de carência

ENCARGOS: ROB > R$ 90 milhões – 5,27% a.a. (*)

Considerando bônus de adimplência de 15%

(*) Estimativa para jan/18

 

Na linha de não reembolsáveis, existe algum edital publicado ou em andamento? Com qual objetivo teria esse apoio?

Existe o FUNDECI (Fundo de Desenvolvimento Econômico, Cientifico, Tecnológico e de Inovação ) instituído em 1971 para fomentar a pesquisa e a difusão de tecnologias direcionadas às atividades produtivas desenvolvidas na área de atuação do Banco do Nordeste. Desde então, promove o desenvolvimento tecnológico, a validação e a difusão de tecnologias compatíveis com as peculiaridades regionais, considerando-se os aspectos econômicos, sociais, ambientais e culturais do setor produtivo.

Os editais acontecem todos os anos, e o próximo esta previsto para o 2º semestre de 2018.

 

O BNB dispõem de uma dinâmica mais fácil e ferramentas mais acessíveis. Como as empresas podem acessar?

O primeiro procedimento é fazer a inscrição, que pode ser pelo site ou na agência física mais próxima. O Banco tem uma política diferenciada, buscando auxiliar as empresas/pessoas durante todo o processo da captação do recurso.

 

Em média em quanto tempo as empresas conseguem captar os recursos desejáveis, considerando o processo de apresentação do projeto e do crédito?

Os prazos variam de acordo com o programa e da complexidade do projeto.  Existe um comprometimento interno de responder em menor prazo possível. Em média uma MPE pode conseguir o recurso dentro de 30 a 60 dias, já as grandes empresas em torno de 4 a 6 meses.

 

Quais os principais dificuldades as empresas encontram ao iniciar e ao longo do processo? Que dica você daria para as empresas que se interessem em captar recursos para a inovação junto ao BNB?

As empresas encontram dificuldades principalmente em relação à documentação solicitada e organização administrativa e contábil.  Para agilizar todo o processo é indicado que a empresa esteja em dia com as obrigações legais municipais, estaduais e federais, antecipando todas as documentações e certidões comprobatórias, solicitando os mesmos com tempo hábil em cartórios e secretarias. Requerer com antecedência: licença ambiental, caso seja necessário de acordo com o projeto.

Temos a missão de agir como o banco de desenvolvimento do Nordeste, com o propósito de ser reconhecido pela capacidade de promover o bem-estar das famílias e a competitividade das empresas da Região.  O Banco é uma instituição financeira de carteira múltipla, organizada sob a forma de sociedade de economia mista, de capital aberto e seu capital sob o controle do Governo Federal.

Reconhecemos a importância da inovação para o desenvolvimento de políticas, estratégias e ações que impactem diretamente na dinamização da economia, com sustentabilidade.  Finalmente, aos interessados em investimentos na área da SUDENE e, em especial, no Norte dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo, recomendamos contatarem esta Superintendência Estadual Norte de MG e ES, bem como os Escritórios de Promoção e Atração de Investimentos e Relacionamento Institucional RJ e SP, além da Agência de Montes Claros/MG.

 

A ABGI está atenta as diversas oportunidades de fontes de fomento de apoio as empresas. Conheça como nós auxiliamos as empresas a captarem recursos de forma mais eficiente.

 


 

Cooperações internacionais para fomento à inovação 6


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ir para o topo

Contato

Tem alguma dúvida? Estamos aqui para ajudar!

Entre em contato