Estamos preparando um novo site, enquanto isso, leia mais sobre a nova marca.

Imersão em Ecossistemas de Inovação: Inteligência Artificial

O programa visa apresentar o ecossistema de inovação brasileiro.

Compartilhe:


Nossa especialista, Fernanda Vieira, participou da 20ª Edição do Programa de Imersões em Ecossistemas de Inovação, entre os dias 4 e 6 de novembro, com o tema norteador Inteligência Artificial (IA), organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII).

O programa de imersões visa apresentar o ecossistema de inovação brasileiro e as oportunidades exclusivas de acesso ao que há de mais avançado em tecnologia, infraestrutura para P&D, modelos de negócio e gestão. As imersões são realizadas em parceria com grandes institutos de pesquisa e empresas inovadoras dentro e fora do Brasil.

Nesta edição, o objetivo foi conhecer laboratórios e cases de sucesso desenvolvidos por Unidades EMBRAPII em São Leopoldo (RS), Florianópolis (SC) e Campinas (SP), com foco em IA, uma das tendências tecnológicas com maior potencial de promover mudanças expressivas nas empresas.

 

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

O número de dados geradas no dia-a-dia por empresas e pessoas cresce em uma velocidade exponencial. Os dados se tornaram um dos mais valiosos recursos, e a Inteligência Artificial (IA) surge como uma das tecnologias de maior impacto.

De forma resumida, a definição de Inteligência Artificial está relacionada a capacidade das máquinas de pensarem como os humanos. Diversas tecnologias e áreas da ciência da computação são utilizadas para gerar valor aos negócios, através de informação.

Imersão em Ecossistemas de  Inovação: Inteligência Artificial 3

A Pesquisa Gartner 2019 apontou que 14% das organizações empregam IA e quase 50% pretendem fazê-lo em 2020. Os CIOs e Líderes de I&O devem estar prontos para o uso operacional dessa tecnologia, pois metade das organizações na pesquisa pretende empregar IA antes do final de 2020. Todo líder de TI precisa estar ciente de que essa tecnologia passou de especulativa para operacional. A Pesquisa Indústria 2027 ainda destaca que o mercado de inovações para inteligência artificial movimentará US$ 60 bilhões ao ano no mundo até 2025.

Neste contexto, ainda é perceptível a grande dificuldade em se desenvolver e implantar projetos de inovação utilizando a IA. O programa de imersão visou apresentar Institutos de Ciência e Tecnologia de grande relevância a nível mundial e competências para apoiar as necessidades das empresas, de qualquer setor ou atuação.

 

PROGRAMAÇÃO DE IMERSÃO

SEGUNDA-FEIRA (4 de novembro – São Leopoldo) – A primeira visita aconteceu na Unidade EMBRAPII Sensoriamento, ISI Metalmecânica e no centro de pesquisa e desenvolvimento da alemã SAP, empresa líder no mercado no ramo de softwares e aplicativos empresariais.

TERÇA-FEIRA (5 de novembro – Florianópolis) – No segundo dia, o grupo desembarcou na capital catarinense para conhecer duas Unidades EMBRAPII: o Instituto Senai de Inovação Sistemas Embarcados e a Fundação Certi, bem com visitar a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate).

QUARTA-FEIRA – (6 de novembro – Campinas/São Paulo) – a imersão foi encerrada no interior paulista. Os participantes conheceram as instalações da Unidade EMBRAPII Eldorado – dedicado à Tecnologia da Informação e Comunicação e Telecom, e da Unidade EMBRAPII CPqD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações) – uma das instituições responsáveis por um dos mais expressivos e inovadores programas de P&D em sistemas de comunicações ópticas do país.

 

 

Imersão em Ecossistemas de  Inovação: Inteligência Artificial
Imersão em Ecossistemas de Inovação: Inteligência Artificial

EMBRAPII

A EMBRAPII é uma das principais entidades para fomento no Brasil. As Unidades estão preparadas para atender as demandas de inovação das empresas, geração de novos negócios e projetos de cooperação tecnológica.

É importante mencionar o papel fundamental da EMBRAPII no ecossistema de inovação brasileiro, não apenas como uma oportunidade de fomento não reembolsável a projetos de inovação, mas como uma rede de colaboração com competências, atores e recursos complementares, que podem alavancar tecnologias e promover mudanças na forma como as empresas utilizam as mesmas.

Os recursos estão disponíveis nas Unidades credenciadas da EMBRAPII, tais como as visitadas no Programa de Imersão. A EMBRAPII financia até um terço do valor do projeto, independentemente do valor. A unidade entra, com equipamentos, horas máquina e profissionais capacitados. O restante é pago pelas empresas na forma de contrapartida financeira.

Para mais informações sobre o EMBRAPII: http://brasil.abgi-group.com/radar-inovacao/noticias/EMBRAPII-menos-burocracia-mais-acesso-aos-recursos/

Além do mais, a EMBRAPII foi aprovada pelo Conselho Gestor Rota 2030 como coordenadora de um Programa Prioritário (PP), para atender demandas da cadeia de fornecedores do setor de mobilidade e logística.

Além da modalidade tradicional de operação do EMBRAPII com financiamento de até um terço do valor do projeto, a segunda modalidade a ser apoiada é voltada para projetos colaborativos, com o objetivo de fomentar a participação de startups, micro, pequenas e médias empresas em atividades de inovação por meio do relacionamento entre empresas e seus parceiros, fornecedores e até concorrentes. Nesta modalidade o apoio da EMBRAPII pode chegar até 50% do valor do projeto, se atender as condições: de ser realizado por pelo menos duas empresas, e que uma delas tenha receita operacional bruta igual ou inferior a R$90 milhões no ano fiscal anterior à contratação do projeto.

Confira a nossa primeira temporada de podcasts, com foco no Rota 2030, esclarecendo a operação dos Projetos e Programas Prioritários: http://brasil.abgi-group.com/radar-inovacao/noticias/abgi-brasil-lanca-sua-primeira-serie-de-podcasts/


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ir para o topo

Contato

Tem alguma dúvida? Estamos aqui para ajudar!

Entre em contato