Estamos preparando um novo site, enquanto isso, leia mais sobre a nova marca.

Indicadores: Como e quem deve medir os esforços em inovação e ESG?

A importância dos indicadores de inovação e ESG para médias e grandes empresas

Compartilhe:


Garantir a aprovação e continuidade de orçamento para áreas de PD&I e ESG é um dos maiores desafios para os gestores. Afinal de contas, inovar é lidar com riscos, incertezas, e uma constante necessidade de recursos financeiros, pessoas e insumos. Alguns projetos podem não gerar o resultado esperado ou os resultados são previstos para o médio e longo prazo. O mesmo pode ser dito em relação as atividades de ESG, muitas vezes considerada como um custo para empresa, embora os impactos gerados por essas se justifiquem. Com tantos desafios, como mostrar e valorizar os esforços de PD&I e ESG?

A resposta está no uso estratégico dos indicadores. Os indicadores são instrumentos de gestão para monitorar e avaliar as organizações, assim como seus projetos, programas e políticas, e com isso ter uma melhor visão dos resultados, não só a curto prazo, mas também no horizonte de longo prazo.

Benefícios

Um dos principais benefícios que a definição de indicadores pode trazer é a clareza, de forma a dar visibilidade se a empresa está trilhando o caminho desenhado pela estratégia. E ainda, estabelecer uma comunicação eficiente e padronizada para alta gestão, equipe, investidores e parceiros de negócios em situações de M&A, por exemplo.

Assim, a partir da leitura e análise dos indicadores a empresa poderá definir estrategicamente os investimentos futuros em inovação e ESG, por meio da seleção e criação de iniciativas que tragam melhores resultados, a fim de atender às metas do negócio.

Quais e quantos indicadores monitorar é uma definição de acordo com a estratégia, porte e setor da empresa, além dos compromissos e resultados que se espera atingir. Nesse sentido, os indicadores devem ser customizados para a realidade e necessidade de cada uma.

Alguns indicadores para programas e projetos de P&D e ESG poderiam ser:

  • EBITDA gerado por projeto
  • Quantidade de Emissões de CO2
  • Eficiência hídrica
  • Quantidade de Resíduos

Segregando por tipo de resultado esperado para cada programa ou projeto podemos exemplificar ainda:

Execução físicaExecução financeiraResultados de P&D
Indicadores que mensuraram o andamento do projeto conforme as etapas de execução do P&D.Indicadores que acompanham a evolução dos gastos do projeto.Indicadores que mensuram os resultados das atividades de P&D.
– Quantidade de etapas concluídas, considerando o peso de complexidade / etapas totais;
– Aderência ao planejado.

– Gastos incorridos / orçamento;
– Aderência ao planejado.
– Projetos com rollout / quantidade de projetos em execução no ano;
– Expectativa de retorno / dispêndios de P&D por projeto;
– % de projetos com payback inferior a 12 meses.

Resultados diretos e indiretos

Como efeito colateral positivo, em relação a essa clareza das ações a serem realizadas, além do cumprimento de suas metas e ascensão das taxas dos indicadores estabelecidos, as empresas também podem alcançar:

  • Maior visibilidade e posicionamento no seu mercado e no ecossistema de inovação e ESG, por meio do reconhecimento de empresa inovadora e comprometida com as iniciativas de ESG;
  • Desenvolvimento de parcerias estratégias e atração de investidores;
  • Melhor utilização dos seus recursos, por meio da identificação de pontos fortes e melhoria dos pontos fracos no processo de inovação e ESG;
  • Fortalecimento da cultura de inovação e ESG, por meio da difusão de conceitos e engajamento da equipe para o cumprimento de metas;
  • Criação de padrões que permitam comparar os resultados esperados de cada programa ou projeto, e com isso a realização de balanceamento do portfólio;
  • Criação de fluxos e ferramentas para ciência dos dados internos do negócio, e com isso a geração de oportunidades de negócios até mesmo em mercados ainda não explorados;
  • Fortalecimento da cultura analítica de toda organização.

Quais empresas devem criar indicadores?

O uso de indicadores de inovação é ideal para empresas de todos os portes e em todos os níveis de maturidade em relação a inovação e ESG. A diferença está na aplicação deles.

  • Para empresas já maduras, usa-se os indicadores para mensurar e monitorar as iniciativas, além de dar maior transparência e visibilidade de seus resultados a fim de atrair oportunidades de negócios.
  • Para empresas que estão iniciando sua jornada, utiliza-se para o entendimento da situação atual e com isso direcionar melhor seus esforços.

Em ambas as situações, não se recomenda utilizar indicadores sugeridos em livros de gestão, por exemplo. O ideal é avaliar e criar indicadores personalizados ao contexto do negócio.

Implementação

Dentre as várias etapas para a criação dos indicadores, a atividade-chave é avaliação dos objetivos estratégicos da empresa, em seguida sugerir os melhores indicadores e com isso adequar a governança, processos e ferramentas de forma a permitir que o levantamento de dados de qualidade e fidedignos à realidade.

Para entender melhor os passos da criação de indicadores personalizados, preparamos o e-book “Indicadores de Inovação: A importância de mensurar os esforços de PD&I”, bem como o video que a Ana Luiza Rodrigues, BD Coordinator da Abgi Brasil, compartilha nossa visão a respeito dos indicadores de inovação.

A Abgi Brasil é uma consultoria pioneira, atuando desde 2007 no Brasil, na gestão estratégica dos recursos financeiros e processos para inovação e projetos de impacto. Apoiamos as empresas na otimização dos investimentos e na redução dos riscos de inovar. Para a criação de indicadores, nossa metodologia permite estabelecer um conceito de inovação e ESG observando as práticas da empresa, realizando mapeamento, comparação e convergência de indicadores, comparação com o cenário atual, classificação de projetos e criação de um painel de controle adequado à gestão da inovação e ESG.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ir para o topo

Contato

Tem alguma dúvida? Estamos aqui para ajudar!

Entre em contato