Estamos preparando um novo site, enquanto isso, leia mais sobre a nova marca.

5W2H da inovação: saiba como identificar e priorizar projetos de inovação tecnológica de forma eficiente

A identificação e seleção de propostas que se caracterizam como inovação tecnológica é um dos maiores desafios das empresas

5W2H da inovação: saiba como identificar e priorizar projetos de inovação tecnológica de forma eficiente 1
  • Gestão da Inovação -
  • Gestão de projetos -
  • Lei do bem

Publicado em 26/10/2017

Compartilhe:


A identificação e seleção de propostas que se caracterizam como inovação tecnológica é um dos maiores desafios do mundo corporativo.

Onde investir? Quanto custa? Qual o potencial de sucesso técnico, financeiro e mercadológico? Qual o retorno esperado desta inovação?

Este são alguns dos questionamentos que vêm à mente dos gerentes de projetos no momento de definição do portfólio de inovação tecnológica. Para ajudar nesta jornada, identificamos os principais pontos a serem detalhados para avaliar, priorizar e selecionar projetos de inovação tecnológica segundo a metodologia 5W2H.

Conheça a metodologia 5W2H

A metodologia 5W2H é uma ferramenta que busca auxiliar as empresas a realizarem o planejamento de ações para alcançar objetivos específicos de forma simples e direta. Ela foi desenvolvida inicialmente para auxiliar no processo de gestão da qualidade da indústria automobilística no Japão, sendo expandida, posteriormente, para outras áreas como administração, análise de sistemas, jornalismo, e marketing.

A sigla, que dá nome a esta metodologia, 5W2H, é o agrupamento das iniciais das questões que serão respondidas para a realização deste planejamento, conforme abaixo.

No ebook “5W2H da inovação: saiba como identificar e priorizar projetos de inovação tecnológica de forma eficiente”, especialistas da ABGI buscam aplicar os sete passos desta metodologia para melhor orientar as empresas na identificação, priorização e estruturação de suas propostas de projetos de inovação. As perguntas direcionam para que a seleção destas propostas seja mais aderente à estratégia de inovação das empresa e tenha alto potencial de sucesso no mercado.

Veja a seguir os principais tópicos abordados. BAIXE AGORA O E-BOOK

5W2H da inovação: saiba como identificar e priorizar projetos de inovação tecnológica de forma eficiente 3

What – O quê?

Nesta questão, é importante levantar os principais aspectos que ajudem a entender a proposta do projeto de inovação, destacando seu objetivo geral e os objetivos específicos, bem como os benefícios e resultados esperados.

Why – Por quê?

Toda proposta apresenta uma motivação, seja para resolver um problema ou trazer uma oportunidade. Assim, identificar elementos que justifiquem a execução do projeto e sua proposta de valor, auxiliam na seleção de projetos que tenham maior aderência a estratégia da empresa e que tragam um impacto no mercado.

Where – Onde?

Busque encontrar a amplitude da inovação de sua proposta, tentando mensurar sua originalidade e determinar os mercados alvos onde a solução poderá ser aplicada.

When – Quando?

Estime a duração da proposta em todas as suas fases: pesquisa, desenvolvimento, validação em escala piloto e industrial, implantação e inserção no mercado. Assim, será possível prever e acompanhar o tempo para que a inovação se desenvolva e seja implementada no mercado, gerenciando seu time to market.

Who – Quem?

O sucesso de uma proposta de inovação tecnológica depende da competência de uma equipe técnica qualificada para desenvolver a solução e de um gestor de projetos para controlar as atividades, garantindo que os resultados sejam alcançados. Analise se sua empresa possui elementos suficientes para garantir uma boa execução da proposta.

How – Como?

Um projeto de inovação é caracterizado por apresentar desafios e riscos de diversas naturezas, que devem ser identificados e monitorados. A partir destes elementos, é importante definir uma metodologia de desenvolvimento e selecionar uma rota tecnológica que permita mitigar estes riscos e ultrapassar as barreiras identificadas.

How Much – Quanto?

Por fim, é importante identificar todos os custos de desenvolvimento e implantação da proposta. Além disso, é fundamental estimar a expectativa de retorno financeiro da proposta, buscando selecionar projetos economicamente viáveis.

Como aumentar a segurança jurídica no uso da Lei do Bem 1

Buscando auxiliar as empresas em uma gestão de projetos mais adequada e alinhadas às necessidades da inovação, a ABGI desenvolveu uma solução para a estruturação e implantação de uma metodologia customizada para gestão de projetos de PD&I.

Quer saber mais? Entre em contato conosco para saber como gerir melhor os projetos de inovação tecnológica, otimizando os recursos financeiros e obtendo melhores resultados.

5W2H da inovação: saiba como identificar e priorizar projetos de inovação tecnológica de forma eficiente 2

por Flávia Paixão

Graduada em Administração pela PUC Minas. Possui experiência na área de Gestão Estratégica de Recursos para Inovação. Coordena equipes na análise técnica e caracterização de projetos de inovação tecnológica, avaliação fiscal dos benefícios da Lei do Bem, captação de recursos junto a órgãos de fomento, elaboração de novos processos, construção de ferramentas de avaliação de projetos.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ir para o topo

Contato

Tem alguma dúvida? Estamos aqui para ajudar!

Entre em contato