Estamos preparando um novo site, enquanto isso, leia mais sobre a nova marca.

Benefícios da Gestão de Projetos de Inovação

Implantar uma boa metodologia de gestão de projetos de inovação nas empresas é uma das maneiras mais eficientes de se obter sucesso nos resultados técnicos e financeiros das iniciativas

Compartilhe:


gestao-inovacao

Gerir para inovar mais e melhor

Pode parecer simples, mas executar um bom gerenciamento de projetos nas empresas é mais do que seguir uma fórmula pronta ou um guia de mercado, sobretudo quando se trata de algo inovador. O projeto é uma iniciativa que demanda esforço temporário para criar um produto ou serviço, ou seja, tem prazo definido e uma série de variáveis que pode comprometê-lo. É exatamente por isso que precisa ser bem planejado, executado e controlado. Quando se tratam de projetos inovadores, a complexidade aumenta, os riscos também e fica ainda mais difícil seguir uma receita.

Diante desse cenário, a gestão de projetos se torna cada vez mais imprescindível. De acordo com Flávia Paixão, Innovation Manager da Inventta+bgi/ABGI , projetos que envolvem inovação tecnológica são mais complexos e a maior parte dos riscos são desconhecidos, por isso a forma de gerenciamento requer mais cuidados e métodos diferenciados. “É justamente essa incerteza técnica que caracteriza o projeto como de inovação tecnológica. A própria metodologia de desenvolvimento vai trazer essa dificuldade de gerenciamento”, explica.

Fabiana Bigão Silva, consultora e diretora da Accretio, empresa parceira da Inventta+bgi/ABGI , concorda com Flávia. Para ela, os projetos de inovação são diferentes dos projetos comuns pelas incertezas e também pelos riscos, que são bem maiores. “As iniciativas consideradas comuns têm riscos conhecidos e os profissionais da área já têm uma ideia do resultado desejado. No caso das iniciativas de inovação, é possível até ter uma imagem, mas não os requisitos necessários em detalhes para chegar ao que se almeja. Com isso, o planejamento inicial é de alto nível e o processo como um todo requer técnicas diferenciadas.”

O volume de mudanças requerido ao longo do desenvolvimento dos projetos de inovação, segundo Fabiana, também é maior do que em projetos comuns. “E mudanças, geralmente, demandam esforço, retrabalho e desperdício, o que já eleva os custos com as iniciativas. Ao contar com profissionais especializados e uma metodologia específica, o empresário consegue reduzir drasticamente o desperdício em seus projetos, elevando a produtividade”, avalia.

 

Vantagens da gestão de projetos de inovação

Ao ter o apoio de especialistas na gestão de projetos de inovação, a empresa passa a contar com uma série de benefícios. Para Fabiana, o principal é uma metodologia específica de gestão desses projetos. “Quando a empresa tem uma gestão de projetos de inovação adequada consegue fazer priorização da carteira de projetos de acordo com suas necessidades e estratégia, e diminui o risco do projeto morrer durante o processo”, explica.

Além disso, segundo ela, é possível gerenciar os projetos de inovação de uma forma mais assertiva, antecipando os problemas que podem ocorrer durante a execução. “O gerenciamento das variáveis, com a boa gestão do conhecimento, consegue também otimizar recursos. Com isso, a empresa consegue estruturar melhor o projeto de inovação, o que facilita na captação de recursos reembolsáveis e não reembolsáveis. Também é possível ter melhor gestão da propriedade intelectual, com mais agilidade no desenvolvimento dos projetos, criando uma matriz de competências prévia para conduzir essas iniciativas”, conclui.

 

Para tornar o gerenciamento mais eficiente

Conforme o Relatório Chaos Standish, publicado no final de 2015, aproximadamente 70% dos projetos não alcançam êxito ao final do processo, ou seja, apresentam falhas com relação ao prazo combinado, custo estabelecido e não entregam o valor esperado, o que mostra o baixo nível de experiência das companhias em gestão de projetos.

Pensando em reverter essa realidade, a Inventta+bgi/ABGI , em parceria com a Accretio, empresa especializada no gerenciamento de projetos, possuem um serviço para auxiliar as empresas a implementarem uma Gestão de Projetos de Inovação de forma eficiente. “A proposta é realizar uma análise de como está o gerenciamento de projetos de inovação tecnológica da empresa e o grau de maturidade dessas iniciativas. A partir disso, será proposta uma metodologia customizada de gerenciamento de projetos de inovação, de acordo com as necessidades da companhia. A ideia é tornar a gestão de projetos mais eficiente e alcançar os resultados almejados”, ressalta Flávia Paixão.

De acordo com ela, o objetivo da gestão de projetos de inovação é fazer todo o diagnóstico, definir a estratégia, estruturar e implantar o gerenciamento. “Depois, acompanhamos o processo. Com isso, a empresa também conseguirá gradativamente caminhar sozinha. Seremos os viabilizadores. Nosso processo é flexível sendo que buscamos implementar uma gestão de projetos de inovação que poderá ser estratégica, operacional, tática ou até uma mistura de todos os aspectos.” Veja abaixo o framework de trabalho da Inventta+bgi/ABGI .

framework

Sua empresa gere os projetos de inovação da mesma forma que projetos comuns, de poucos riscos? Entre em contato conosco para conhecer melhor como gerir melhor e obter melhores resultados com os mesmos recursos.

 

4 oportunidades e desafios que a tecnologia traz para as grandes empresas 1

 


Comentários

Ir para o topo

Contato

Tem alguma dúvida? Estamos aqui para ajudar!

Entre em contato