Estamos preparando um novo site, enquanto isso, leia mais sobre a nova marca.

Oportunidades no vizinho

Zona Franca no Uruguai oferece boas alternativas a empresas brasileiras

Compartilhe:


Oportunidades no vizinho - Zonamerica: Zona Franca do Uruguai

O Uruguai detém apenas o 77º lugar no ranking dos maiores PIBs, segundo dados do Fundo Monetário Internacional. Entretanto, o desempenho de sua economia nos últimos anos é digna de inveja das “potências” vizinhas. De 2012 a 2015 o Uruguai cresceu 12,92%. No mesmo período a Argentina alcançou 6,24% e, o Brasil, 1,24%.

Um dos fatores que explica o bom resultado uruguaio é o bom ambiente de negócios. Atualmente o país conta 12 Zonas Francas, com mais de 800 empresas estrangeiras. Uma das principais é a Zonamerica, uma zona franca privada sediada em Montevidéu e que, hoje, é responsável por 1,5% do PIB do Uruguai.

No mês de março uma missão da Inventta+bgi/ABGI visitou o local e teve a oportunidade de conversar com o CEO da Zonamerica, com empresas sediadas lá e com diversos agentes de inovação. Segundo Maria Carolina Rocha, VP Brasil de Incentivos de P&D, a zona franca é uma excelente opção de redução de custos para empresas com atuação internacional. “A Zonamerica possui ativos interessantes para a instalação de centros de Pesquisa & Desenvolvimento, oferecendo como principal vantagem a isenção total dos tributos relativos a pessoa jurídica, como por exemplo sobre receitas, insumos, dentre outros, o que auxilia na redução dos custos com o desenvolvimento de projetos de inovação tecnológica”, explica.

Por mesclar elementos de zona franca e parque de negócios, Maria Carolina ressalta que os benefícios tributários não são o único ponto positivo da Zonamerica. “Trata-se de um parque muito bem estruturado e que oferece às empresas apoio em vários serviços corporativos, como infraestrutura de TI, Recursos Humanos e setor Financeiro, por exemplo”.

Para quem quiser conhecer mais sobre a Zonamerica, clique aqui.

 


Comentários

Ir para o topo

Contato

Tem alguma dúvida? Estamos aqui para ajudar!

Entre em contato