Estamos preparando um novo site, enquanto isso, leia mais sobre a nova marca.

Sabia que é possível utilizar incentivos fiscais para viabilizar a transformação digital na sua empresa?

Um dos grandes destaques do incentivo fiscal é a possibilidade de recuperação fiscal de no mínimo 20,4% dos investimentos em PD&I

Compartilhe:


A Transformação Digital se tornou uma grande realidade do nosso cotidiano e na vida de qualquer negócio, fundamental para o desenvolvimento de pequenas, médias e grandes empresas. Ela nos coloca diante de várias possibilidades tecnológicas, sendo capaz de mudar a estratégia corporativa das empresas, tornando-a mais eficiente e competitiva. Porém, sabemos do desafio que muitas organizações, que nasceram e viveram na era pré-digital, enfrentam com as novas transformações, pois toda essa mudança depende de reestruturação interna.

Visando apoiar as empresas que estão vivendo esse momento, buscamos esclarecer nesse post como os incentivos fiscais à inovação tecnológica previstos na Lei do Bem (Lei nº. 11.196/2005) podem auxiliar na redução dos custos decorrentes da Transformação Digital, mesmo que indiretamente, já que nesse caso há uma redução do imposto a pagar a partir dos dispêndios com inovação.

Importante relembrar, que as empresas, que apuram o imposto de renda pelo Lucro Real, podem utilizar incentivos fiscais da Lei do Bem para apoiar o desenvolvimento ou aprimoramento significativo de produtos, processos e serviços, dentro de sua estratégica de transformação digital.

Nesse sentido, dentro da estratégia de Transformação Digital da empresa é possível que parte das iniciativas, principalmente àquelas relacionadas ao desenvolvimento de produtos, processos e serviços, sejam consideradas para fins dos benefícios fiscais da Lei do Bem.

Como esta legislação não inclui benefícios fiscais para as inovações organizacionais, comerciais e de marketing, por exemplo, destacamos que a empresa pode buscar para essas, oportunidades de financiamento em órgãos de fomento à inovação, tais como BNDES, FINEP e FAPs.

 

Sabia que é possível utilizar incentivos fiscais para viabilizar a transformação digital na sua empresa?

 

Lei do Bem

A transformação digital é uma jornada contínua, por isso é importante que as empresas saibam como utilizar os incentivos fiscais à inovação tecnológica para apoio a suas iniciativas, bem como as suas estratégias financeiras e tributárias, para redução de custos.

 

Sabia que é possível utilizar incentivos fiscais para viabilizar a transformação digital na sua empresa? 1

 

A Lei nº. 11.196/2005 (Lei do Bem), define inovação tecnológica como “a concepção de novo produto ou processo de fabricação, bem como a agregação de novas funcionalidades ou características ao produto ou processo que implique em melhorias incrementais e efetivo ganho de qualidade ou produtividade, resultando maior competitividade no mercado. ”

Um dos grandes destaques da Lei do Bem, é a recuperação fiscal de no mínimo 20,4% dos dispêndios com recursos humanos, viagens, materiais de consumo, testes, entre outros, incorridos com os projetos de PD&I.

 

A seguir veja os diferentes incentivos fiscais previstos na Lei do Bem:

Sabia que é possível utilizar incentivos fiscais para viabilizar a transformação digital na sua empresa? 2

 

Quer saber se na estratégia de Transformação Digital de sua empresa possui projetos e atividades que sejam aptos a serem beneficiados pela Lei do Bem? Conheça o nosso framework de trabalho!

Somos especializados na gestão estratégica dos recursos financeiros e processos para inovação e conseguimos contribuir para que as empresas inovadoras tenham uma maior segurança ao utilizar os benefícios fiscais da Lei do Bem.

 


 

Grau de Maturidade: Onde sua empresa está?


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ir para o topo

Contato

Tem alguma dúvida? Estamos aqui para ajudar!

Entre em contato