Estamos preparando um novo site, enquanto isso, leia mais sobre a nova marca.

O blockchain, promessa ou revolução tecnológica real?

Há ainda muitos desafios que impedem a expansão de sua aplicação

Compartilhe:


Blockchain, Bitcoin, Solarcoin, e tantos outros, são novos termos que questionam organizações, os modos atuais de transações ​​e seu impacto na economia.

O blockchain, promessa ou revolução tecnológica real? 1

O que é blockchain?

O blockchain é um registro transparente e distribuído, capaz de registrar transações entre dois usuários de maneira eficiente e verificável e permanente.  O banco de dados de registro é descentralizado.  Nenhum corpo sozinho controla os dados ou informações.  A comunicação é estabelecida entre os atores e não através de um nó central.  

Cada nó ou usuário é identificado por um endereço alfanumérico com mais de 30 caracteres.  É possível permanecer anônimo ou fornecer prova de identidade.  As transações são entre os endereços do blockchain. Os registros são irreversíveis quando as transações são atualizadas no banco de dados e as contas são atualizadas.  

Você não pode editar transações porque elas estão relacionadas a transações anteriores.  Para garantir a permanência do registro no banco de dados, sua classificação cronológica e sua disponibilidade, vários algoritmos e procedimentos são implementados.  Os usuários podem definir algoritmos e regras que acionam automaticamente transações entre pontos na rede.

O blockchain, promessa ou revolução tecnológica real? 2

Para que serve o blockchain?

Nossos sistemas econômicos, legais, políticos, financeiros, são regidos por contratos, transações e registros.  Isso ajuda a proteger ativos e define estruturas organizacionais.  Cada um define e controla as identidades e relaciona os eventos em detalhes.  Eles governam as trocas entre vários atores, sejam nações, empresas, comunidades e indivíduos. 

Apesar da desmaterialização, esses elementos não acompanharam a transformação digital da economia.  Para criar um paralelo, essas ferramentas são como as linhas de trens bala, forçados a viajar em uma pista ferroviária antiga e ruim.  É necessário, portanto, mudar a forma de regular e garantir o controle administrativo em um mundo digital.

As características e os limites do blockchain

De acordo com os autores de “Blockchain challenges and opportunities: A Survey”, ainda há um grande número de desafios técnicos que proíbem a ampla aplicação do blockchain:  problemas de escalabilidade, vazamento de privacidade, etc.

De fato, a evolução do blockchain é uma grande preocupação.  O tamanho do bloco Bitcoin (componente de um blockchain) é limitado a 1 MB e um bloco é extraído a cada dez minutos.  A rede Bitcoin está limitado a uma taxa de sete transações por segundo, tornando possível o tratamento de negociação de alta frequência.

No entanto, blocos maiores significam maior espaço de armazenamento e propagação mais lenta na rede, o que levará à centralização progressiva.  Como resultado, o trade-off entre tamanho de bloco e segurança tornou-se um desafio.

Além disso, os blockchains oferecem recursos de computação muito limitados para executar aplicativos descentralizados: alguns kilobytes de armazenamento, uma máquina virtual muito ineficiente e um protocolo com latência muito alta.  Apesar do fato de que a tecnologia blockchain oferece um grande potencial para a construção de futuros sistemas de Internet, enfrenta uma série de barreiras técnicas. 

As consequências e impactos do blockchain

O blockchain oferece a capacidade de codificar e armazenar digitalmente contratos em bancos de dados transparentes e compartilhados.  Estes contratos serão protegidos contra destruição, falsificação ou modificação.  Cada evento (acordo, processo, tarefa, pagamento) será gravado e fornecido com uma assinatura digital inviolável.  Intermediários como advogados, corretores e banqueiros não serão mais necessários.  Indivíduos, empresas, máquinas e algoritmos poderão realizar transações livremente com um mínimo de complexidade.  Estas são as contribuições do blockchain. Esse modo de operação e essa tecnologia levarão tempo para serem adotadas, mas oferecem desafios tecnológicos reais.

Como o seu negócio poderá ser impactado positivamente ou negativamente por esta tecnologia? 


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ir para o topo

Contato

Tem alguma dúvida? Estamos aqui para ajudar!

Entre em contato