Estamos preparando um novo site, enquanto isso, leia mais sobre a nova marca.

O que de fato é Corporate Venturing?

Corporate Venturing é o esforço de uma organização para se criar novas iniciativas empreendedoras.

Compartilhe:


Quando buscamos oportunidade financeiras para fomentar projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, há uma gama diversa, conforme demonstrado no Mapa de Fomento.

Os apoios podem ser divididos em três grandes grupos:

  • Apoio financeiro indireto, através de incentivos fiscais;
  • Apoio financeiro direto, através de programas de subvenção econômica, recursos reembolsáveis e não reembolsáveis, investimentos diretos, dentre outros;
  • Outras formas de apoio, através de encomendas e soluções tecnológicas, etc.

Neste material iremos detalhar aspectos como: conceito, modalidades, importância para o mercado e contexto brasileiro, com foco na oportunidade de Corporate Venturing.

Mapa de Fomento

O que?

Muito se fala sobre Corporate Venturing (CV) e sua importância na dinâmica do mercado atual. Contudo, não há um consenso sobre seu significado.

A HBS Alumni Angels of Brazil, na publicação Status do Corporate Venturing no Brasil: Como Grandes Empresas Estão se Relacionando com o Ecossistema Empreendedor (2017), define CV como: “Um esforço corporativo e empreendedor, que leva uma organização à criação de novos negócios internos ou externos, oriundos de inovações que viabilizem a exploração de novos mercados, novos produtos ou até mesmo a geração de novas unidades. Para ser considerado Corporate Venture, o projeto deve incluir uma atividade nova ao portfólio da organização e apresentar riscos e incertezas mais elevados do que sua atividade principal.”

No estudo Corporate Venture: Desafios e Oportunidades no Brasil, elaborado pela EY e Endeavor, consideram CV como sendo: “a expressão utilizada para caracterizar qualquer esforço de uma corporação para criar novas iniciativas empreendedoras.”

Diante do exposto, podemos entender que Corporate Venturing é o esforço de uma organização para se criar novas iniciativas empreendedoras (internas ou externas) através da inovação.

Importância para o mercado

Atualmente, estamos passando pela 4ª Revolução Industrial, marcada pela convergência de tecnologias digitais, físicas e biológicas. Neste novo contexto, àquelas empresas que pretendem se manter no mercado, não há mais como focar sua vantagem competitiva apenas em custos ou qualidade. A evolução da competição está agora voltada para a inovação, não apenas em produtos e serviços, mas também em processos e até mesmo na estrutura organizacional e nos modelos de negócios.

Com este novo olhar, o desafio da inovação tem recebido atenção especial nas organizações, mas também gerado receio em seus gestores, por muitas vezes estarem em um mar de incertezas.  Assim,  o CV torna-se essencial às companhias para promoverem este ambiente inovador e capaz de estabelecer a sinergia dos negócios e manter-se ativo e em destaque no mercado.

Contexto brasileiro

No Brasil, não diferente do movimento que ocorre no restante do mundo, tem crescido o número de empresas a recorrerem ao Corporate Venturing como forma de fomento a inovação.

Em pesquisa realizada pela IESE Business School em parceria com a Wayra, o Brasil é um dos líderes da captação de investimentos em startups na América Latina, atraindo 73% do investimento em dólares. Somente entre 2011 e 2018, o país angariou 56% do volume total de investimentos de venture capital na região.

Quem pode ajudar

A Inventta é uma das mais importantes consultorias de Inovação e Estratégia no Brasil e Colômbia. Desde quando a inovação começou a frequentar as pautas estratégicas na América Latina ajudando os negócios a se reinventarem, crescerem e criarem novas alavancas de geração de valor.

A Inventta já trabalhou com as organizações mais admiradas em seus segmentos ajudando a superar seus desafios de crescimento respondendo rapidamente a pressões de mercado ou criando seus caminhos estratégicos de futuro.

Desde 2004 no mercado, surgiu dentro do Grupo Instituto Inovação, um dos mais relevantes núcleos de geração de novos negócios do Brasil.

Hoje, o grupo é uma holding com três empresas: a Inventta; a Inseed Investimentos, uma gestora de venture capital e a Troposlab, uma aceleradora de negócios, projetos e pessoas.

Por meio de suas empresas, o Instituto Inovação atua em todos os eixos da inovação, aproxima atores, facilita interações, fortalece relacionamentos, compartilha conhecimentos e constrói pontes entre ciência e mercado.

Ana Luisa Brum é graduada em Administração de Empresas e Pós-Graduada em Finanças pela Fundação Dom Cabral. Na ABGI, atua em projetos de incentivos fiscais à inovação tecnológica em clientes de diversos setores.


Posts Relacionados


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ir para o topo

Contato

Tem alguma dúvida? Estamos aqui para ajudar!

Entre em contato