Estamos preparando um novo site, enquanto isso, leia mais sobre a nova marca.

Os Desafios dos Gestores das Áreas Tributária e Fiscal

É possível a identificação de novas oportunidades de negócios para a empresa.

Compartilhe:


Atualmente os gestores da área tributária e fiscal possuem uma demanda além do simples cálculo de tributos a pagar. A variedade de incentivos fiscais, o cenário econômico do país e o planejamento tributário exigem do profissional uma visão muito mais ampla e estratégica que realmente agregue valor e reflita na competitividade das empresas.

Os modelos engessados e ultrapassados de líderes meramente operacionais não geram valor e perdem mercado para profissionais inovadores, criativos e estratégicos que buscam a otimização dos processos, redução de riscos tributários, identificação de benefícios e oportunidades de negócio para a empresa.

Por onde começar?

Um bom início pode ser a integração do setor tributário com as áreas de inovação com o objetivo de trabalhar em conjunto na busca e efetiva utilização dos incentivos fiscais da Lei do Bem, por meio de análises criativas quanto a identificação de projetos e atividades com potencial, levantamento dos dispêndios, além do enquadramento na legislação pertinente.

Essa é uma excelente oportunidade para que o profissional da área tributária e fiscal possa ampliar seu espectro de conhecimento e habilidades profissionais. A partir do acompanhamento da Lei do Bem, também é possível a identificação de novas oportunidades de negócios para a empresa.

Além disso o engajamento da equipe é fundamental para o sucesso dessa integração. Atualmente, as justificativas de que as tarefas são de responsabilidade de outro departamento não são mais muito bem aceitas pelos líderes. O perfil desejado dos profissionais está evoluindo para o “Problem Solving” , ou seja, colaboradores com pensamento estruturado e crítico, com visão ampla e com a habilidade de associação de temas e oportunidades a partir de vivências práticas e análise de dados. E trabalhar em uma equipe multidisciplinar, como os grupos responsáveis pela Lei do Bem, proporciona a alavancagem dessas competências.

Com o desenvolvimento do perfil ideal, os processos de recrutamento e seleção demandam um cuidado e acompanhamento especial para buscar líderes atuantes e que sejam capazes de inspirar e motivar pessoas para potencializar ainda mais o sucesso da gestão tributária e fiscal para toda empresa.

O papel e competências do gestor

Atualização constante de conhecimento técnico, não só da área tributária e fiscal, mas também de temas relacionados ao negócio da empresa;

  • Definição, análise e acompanhamento de indicadores chave;
  • Habilidade criativa para gerar, gerenciar e abraçar ideias inovadoras;
  • Planejamento e criação de squads para atingimento de metas;
  • Inspiração, motivação e engajamento a equipe;
  • Integração de equipes multidisciplinares;
  • Habilidade de comunicação efetiva e de relacionamento em rede;
  • Detectar e mitigar riscos;
  • Otimização de processos;
  • Habilidades de Problem Solving e de levantamento e análise de dados;
  • Visão ampla e estratégica da empresa;
  • Identificação de oportunidades de negócios;
  • Geração valor.

Missão, valores e cultura da empresa

Líderes engajados, criativos e modernos são um ótimo começo para inovar a gestão tributária, fiscal e de inovação. Mas é muito importante que a missão, valores e cultura da empresa estejam alinhados a esse perfil para que a transformação e evolução realmente aconteçam.

É essencial que a alta gestão possua ações e processos flexíveis e transparentes, para não inibir o desenvolvimento dos profissionais da linha de frente da operação.

Um mundo corporativo mais inovador

A evolução de conceitos, perfil e mudança de paradigma é muito complexa e relativamente lenta, mas já vemos sinais de um mundo corporativo muito mais inovador e flexível. A desmistificação de conceitos engessados, processos arcaicos e profissionais estagnados está sendo crucial para essa nova fase do mundo dos negócios.

O poder da comunicação, relacionamento e motivação das equipes, vem ganhando espaço, integrando os setores, inovando processos e fomentando a economia. Trabalhar em rede é essencial!

Quais outras competências você acredita ser importante para um gestor das áreas tributária e Fiscal?


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ir para o topo

Contato

Tem alguma dúvida? Estamos aqui para ajudar!

Entre em contato