A tecnologia em favor da felicidade

Pensador italiano defende o uso das inovações em prol do bem-estar social

Compartilhe:


“Diante do atual estágio de avanço tecnológico, a carga de trabalho deveria ser reduzida para 15 horas semanais, para que todos pudessem trabalhar um pouco”. A proposta pode até parecer fruto de alguma análise contemporânea, mas engana-se quem acha que seu autor estava se referindo ao século 21. Essa frase foi dita há mais de 80 anos pelo economista John Maynard Keynes.

Domenico de MasiJá na década de 1930, Keynes se mostrava preocupado com o fenômeno do desemprego em face da automatização de processos. Atualmente, as ideias do economista encontram eco no discurso do sociólogo Domenico de Masi, que defende uma nova forma de se enxergar e se relacionar com o trabalho. Para ele, hoje, o ideal seria uma jornada laboral de 5 horas semanais. “A oferta de trabalho se desenvolve em ritmo muito lento, enquanto o número de trabalhadores aumenta rapidamente. Quando você tem uma torta e o total de pessoas querendo comê-la cresce, você tem que dividi-la em pedaços menores”, exemplifica.

Domenico, que é o autor de um termo que ganhou grande popularidade – ócio criativo –, defende que a solução para as altas taxas de desemprego no mundo é a redução da jornada de trabalho em escala proporcional à introdução de novas tecnologias que substituem a mão de obra.

Essa ideia é detalhada pelo italiano em seu livro “O futuro do trabalho: fadiga e ócio na sociedade pós-industrial”, lançado no Brasil em 2003 pela editora José Olympio. Domenico afirma que ócio e trabalho devem se integrar em um movimento contínuo, deixando para trás dogmas lançados há mais de cem anos, como o serviço rotineiro de escritório.

Roda Viva com Domenico de MasiEm suma, o que Domenico de Masi propõe é a utilização das ferramentas tecnológicas disponíveis em favor do bem-estar da sociedade. O pensador questiona, por exemplo, o fato de um trabalhador ter que gastar horas no trânsito para ir e voltar do local de trabalho quando poderia fazer o mesmo serviço de casa, através da internet.

No final de janeiro, o sociólogo esteve no Brasil e participou do programa Roda Viva, da TV Cultura. Para conhecer mais sobre seu trabalho e ideias, assista ao vídeo abaixo.

http://www.youtube.com/watch?v=CLOjkmil2UI

Ir para o topo

Contato

Tem alguma dúvida? Estamos aqui para ajudar!

Entre em contato