Fontes de fomento à inovação: Conheça os mecanismos de apoio

Empresas inovadoras podem usufruir de alguns tipos de apoio às suas atividades

Compartilhe:


 

Criar um ambiente favorável ao desenvolvimento científico e tecnológico, incentivar a inovação no país, esse é o objetivo concebidos a vários instrumentos de fomento à inovação, tais como a concessão de incentivos fiscais, subvenções econômicas, instrumentos de financiamento e capacitação de recursos humanos.

Como um facilitador, a Lei de Inovação (Lei nº 10.973/2014), representou um amplo conjunto de medidas, com objetivo de aumentar a agilidade na transferência de tecnologias geradas no ambiente acadêmico, promovendo a realização de parcerias estratégicas para pesquisa, a criação de habitats de inovação como Núcleos de Inovação Tecnológica (NITS), incubadoras e parques tecnológicos, prevendo a criação de mecanismos de apoio financeiro.

 

Os mecanismos de apoio

Em relação aos mecanismos de apoio financeiro a inovação, os mesmos podem ser divididos entre dois tipos: apoio indireto e apoio direto, como mostra a figura abaixo.

 

O apoio indireto é representado pelos incentivos fiscais, que nada mais é que, a redução da carga tributária da pessoa jurídica. Os principais mecanismos vigentes dessa modalidade são, a Lei do Bem, a Lei da Informática e o Inovar-auto.

O apoio direto é representado pelos incentivos financeiros, caracterizados pelos financiamentos e empréstimos realizados pelos agentes governamentais, que podem ser subdivididos em financiamentos reembolsáveis e não reembolsáveis, e recursos humanos para PD&I.

Os recursos não reembolsáveis geralmente são disponibilizados em âmbito federal, por meio de chamadas sob forma de Subvenção Econômica. Alguns programas de recursos não reembolsáveis podem se exemplificados por: EMBRAPII e edital Sesi Senai de Inovação. Já os recursos reembolsáveis, são disponibilizados por meio de empréstimos com melhores condições. Como por exemplo, os programas Finep Inovação e BNDES Finem Inovação, que são fontes contínuas, além das chamadas públicas com tempo restrito para requisição.

Dentre as opções para recursos humanos, que apoia a contratação de pesquisadores e técnicos, destaca-se o Programa Rhae Pesquisador na Empresa e o programa Ciências Sem Fronteiras.

Além das modalidades de apoio direto e indireto, a Inventta+bgi fez um estudo completo de todas as modalidades de apoio a inovação, sejam públicas ou de iniciativa privada.

(clique na imagem para baixar a versão em alta qualidade)

 

Como mostrado, são vários os mecanismos disponíveis para incentivar o investimento em inovação, porém esses só serão efetivos se forem utilizados continuamente pelas empresas, para alavancar o esforço interno em atividades de inovação tecnológica e realizar parcerias com universidades, startups e centros de pesquisa.

Sabemos que o desconhecimento das oportunidades e de como acessa-las é grande, por isso, há dez anos, a Inventta+bgi já auxiliou várias empresas em projetos de Lei do Bem e captação de recursos, além da promoção de grandes eventos sobre esse tema, como o wifi – workshop itinerante de fomento à inovação.

Você ou sua organização utiliza ou já utilizou algum destes mecanismos, sejam diretos ou indiretos? Conte-nos como foi sua experiência, queremos discutir a efetividade dos mecanismos.

Ir para o topo

Contato

Tem alguma dúvida? Estamos aqui para ajudar!

Entre em contato