Estamos preparando um novo site, enquanto isso, leia mais sobre a nova marca.

Podcast Inovação+ESG: Dificuldades na adoção das práticas ESG no mercado brasileiro

Carina Leão comenta que muitas empresas têm dificuldades de colocar as discussões em prática

Compartilhe:


As empresas começaram a perceber que elas têm um papel na mudança da sociedade. E observamos diferentes níveis de maturidade por parte das empresas, algumas ligando seu propósito corporativo ligados às práticas ESG, e algumas já se estruturando e metrificando suas ações.

Assim como foi o termo inovação no início dos anos 2000, discutir práticas ESG está longe de ser um modismo. Essa discussão faz parte de um conjunto maior de mudanças como consumidores mais conscientes, conhecimento do impacto ambiental das atividades econômicas, e a cobrança por condutas corporativas mais transparentes.

E por ser um tema novo, observamos muitas empresas com dificuldades de colocar as discussões em prática. Neste episódio do podcast, Herrison Oliveira e Carina Leão comentam que há três principais dificuldades:

  • Uma primeira dificuldade é a falta ou pouco conhecimento sobre ESG, limitando apenas às discussões e práticas de sustentabilidade ambiental;
  • Outra dificuldade é a definição estratégica, com diretores, líderes e colaboradores envolvidos de fato;
  • E por fim, a diferentes certificações, métricas e parâmetros para comparar e avaliar a evolução e o impacto das ações ESG.

Ainda sobre as métricas, surge o papel do investidor como um promotor do ESG que vai avaliar o potencial de investimento também a partir da capacidade da empresa de mitigar riscos, gerar valor ambiental e social, da postura ética, entre outros. E para isso exige-se uma forma de mensurar essas boas práticas e resultados das empresas. Em resposta a isso, o IFRS apresentou uma sugestão para publicação de relatórios contábeis, vale a leitura do nosso resumo sobre este documento que sugere requisitos para os relatórios.

Convidamos a todas as empresas a abraçar a transição ESG, e revisitar processos, produtos, fornecedores e relacionamentos. E para fomentar iniciativas de inovação e ESG, a Abgi Brasil acompanha e estuda os mecanismos disponíveis, e está pronta para apoiar a jornada da sua empresa. Confira agora o episódio em áudio e vídeo:

Leitura sugerida no episódio:

Abgi Brasil: http://brasil.abgi-group.com/radar-inovacao

GRI: https://www.globalreporting.org/

Bolsa do Brasil: https://www.b3.com.br/pt_br/

IFRS: https://www.ifrs.org/


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ir para o topo

Contato

Tem alguma dúvida? Estamos aqui para ajudar!

Entre em contato